Manacá da Serra Anão Colorindo o Inverno!
Mais: 8 Suculentas Floridas no Inverno | Renda Portuguesa: Cuidados e Poda Invernal
Olá, queridos!
Neste Verde Mail, os temas giram em torno do inverno, confira nossa pauta:
Manacá da Serra Anão
8 Suculentas que florescem no inverno: Com nome
Renda Portuguesa: Cuidados e Poda
O Manacá da Serra Anão conhecido por suas flores coloridas e vibrantes, é o sucesso do inverno!
O Manacá da Serra Anão, é uma espécie irmã do Manacá da Serra, mas é uma variedade mais compacta, alcançando até 4m de altura, enquanto o outro pode chegar até 12m. O Manacá Anão se destaca pela floração exuberante. Suas flores, variam do branco ao roxo, quando florescem são brancas, com o passar dos dias se tornam rosas e depois roxas, então fica com a aparência de um buquê de flores, pois é possível se observar as 3 cores ao mesmo tempo!
É uma planta versátil, ideal para jardins, podendo ser plantada como cerva viva, arbustos compactos se realizarmos podas, e até mesmo em vasos. Lembrando que no solo ela vai crescer mais.
Na minha primeira casa quando me casei em 2017, nós plantamos uma muda pequena, no meio do jardim. Nós mudamos de casa em janeiro de 2020, e nosso Manacá Anão estava enorme, com quase 4m! Era uma alegria abrirmos a janela do quarto e nos depararmos com ela. Fizemos uma mudinha que trouxemos como lembrança.



Dicas de Cuidados
Luminosidade: É indicado sol pleno ou meia-sombra, o sol é essencial para garantir uma bela florada.
Regas: Mantenha o solo úmido, mas evite encharcar. Regas regulares são essenciais, especialmente durante os períodos mais secos.
Substrato: Solos bem drenados e ricos em matéria orgânica.
Fertilização: 3 vezes ao ano (abril, setembro e dezembro), com NPK 10-10-10.
Propagação: Por estaquia.
Podas: Realize podas de pelo menos 15cm na ponta superior após a floração para estimular o crescimento e manter a forma desejada.
Família: Melastomatáceas
Nome científico: Tibouchina mutabilis ‘Nana’
Curiosidades
A Tibouchina mutabilis ‘Nana’ é uma planta híbrida nativa do sudeste do Brasil.
Suas flores são conhecidas por mudarem de cor conforme amadurecem.
É de fácil manutenção, perfeita para quem deseja um jardim colorido sem muito esforço.
Suculentas Floridas
Agora falando de suculentas, a maioria das espécies no inverno entra em período de dormência, ou seja, cresce muito lentamente, ou não cresce, mas por outro lado, muuuitas espécies florescem nessa estação. Em julho aqui em casa as suculentas dão um show de flores!



Para as suculentas florirem precisam de pelo menos de 4 horas diárias de sol!





Renda Portuguesa
Assim que casei uma das plantas que ganhei da minha mãe foi uma muda de Renda Portuguesa, ela ama essa espécie e tem algumas lindas que devem ter mais de 30 anos. Esse tipo de samambaia é conhecida como Renda Portuguesa, porque suas folhas são delicadas como uma renda.
Em agosto minha mãe sempre me lembra de fazer uma poda total, pois no inverno as folhas amarelam e acabam caindo, então com a poda as próximas folhas nascerão bem verdinhas e com mais força. Confesso que no ano passado eu esqueci e fui apenas podando as hastes que ficaram amareladas, também deu certo, mas esse ano a minha está bem fraquinha, porque com o nascimento da minha filha mais nova, negligenciei as plantas, esqueço de regar muitas vezes… então vou fazer a poda total!


Cuidados essenciais
Nome científico: Davallia solida var. fejeensis
Família: Davalliaceae
Clima: Tropical e Subtropical
Origem: Fiji
Luminosidade: Meia-Sombra
Regas: No verão as regas podem ser mais intensas, em dias alternados, no inverno a cada 2 ou 3 dias, mas evitar deixar secar totalmente o solo.
Adubação: Fertilizante próprio para samambaias.
Ciclo de Vida: Perene.
Altura: 20 a 40cm.
Multiplicação: Por divisão dos rizomas, no final do inverno, é indicado colocar para enraizar em local protegido do sol forte e com solo úmido.
Curiosidade
Em jardins verticais, fica lindíssima!
Espero que você tenha gostado desta edição do Verde Mail e que se sinta inspirado a cultivar mais plantas em seu jardim!
Com carinho,
Alice Barra